quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Dia mundial da Diabetes


Ações do Ministério da Saúde estabilizam internações pela doença


Dados do Ministério da Saúde mostram que, apesar de silenciosa, doença preocupa por alto índice de óbitos.São em torno de 50 mil por ano. Governo federal desenvolve ações para prevenção e tratamento da doença.
No Dia Mundial do Diabetes, celebrado nesta quarta-feira (14/11), o Ministério da Saúde divulga levantamento que aponta para estabilização das internações decorrentes do diabetes. Foram registradas, em média, 72 mil  hospitalizações nos primeiros semestres dos últimos anos (2010 a 2012). De acordo com o ministro Alexandre Padilha, este avanço se deve às ações desenvolvidas pelo Ministério, entre elas, a ampliação do acesso a medicamentos gratuitos e a melhoria e expansão dos cuidados da Atenção Básica. As ações foram apresentadas nesta terça-feira (13), em Brasília.
Em fevereiro de 2011, o Ministério da Saúde passou a oferecer medicamentos gratuitos para o tratamento do diabetes por meio da ação Saúde Não Tem Preço. Desde o início da gratuidade, 4,1 milhões de pessoas foram favorecidas. O número de atendimentos saltou de 306 mil em janeiro de 2011 para 1,4 milhão em outubro de 2012, o que representa aumento de 370% dos beneficiados. “Com ampliação do acesso ao medicamento gratuito temos impacto direto no número de internações por diabetes”, afirmou Alexandre Padilha.


Na estratégia de Saúde da Família de Paquetá, várias estratégias são desenvolvidas para diminuir esses números de internações causadas pela diabetes, uma delas é o monofilamento, a detecção precoce da perda da sensibilidade protetora é fundamental para a redução da incidência das úlceras dos pés e por fim das amputações. Podemos usar um monofilamento de nylon para detectar esta perda. Este instrumento é mais útil. E é o que membros da equipe tem realizado afim de evitar amputações e assim garantir uma vida saudável ao diabético. 


0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

PRAÇA BOM JESUS, 40 - ILHA DE PAQUETÁ - RJ

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 17h

Telefones

(21)3397-2103

Tecnologia do Blogger.