sexta-feira, 11 de julho de 2014

Confira como foi a Oficina "Eu me amo! E você?" Com Angela Escada

       
 

      
      A Oficina “Eu me amo! E você? Autoestima com Inteligência Emocional”, realizada no dia 03 de julho, faz parte de mais uma das grandes ações culturais em saúde que têm sido oferecidas à população e aos trabalhadores de saúde do Hospital de Paquetá. Essas ações são reconhecidas como estratégias de produção de saúde, preconizadas pela Política Nacional de Promoção da Saúde, que entende a saúde para além da ausência de doença; além de reconhecer e apoiar, dentre outras ações específicas, as práticas corporais, atividades reflexivas, a atividade física e as atividades lúdicas.



      No município do Rio de Janeiro já acontece um processo de construção de várias iniciativas que valorizem a política de promoção de saúde na atenção básica. Muitas ações culturais em saúde vêm sendo realizadas em unidades de saúde, possibilitando a população do Rio de Janeiro vivenciar e experimentar ações de cuidados de saúde que contribuem para a qualidade de vida e ampliação do autoconhecimento para o desenvolvimento humano.  

      Nessa oficina, o tema afetividade foi articulado à autoestima e à inteligência emocional através de aspectos metodológicos da educação biocêntrica que, apoiada no princípio biocêntrico, adota a vida como o centro para as questões de saúde, educação, cultura, sociedade e mundo, reconhecendo a afetividade como um aspecto biológico potencializador da conexão com o instinto de solidariedade e da cultura da paz. A metodologia adotou o movimento corporal como instrumento de ensino e aprendizagem.


               
    A abordagem da Inteligência Emocional com a psicóloga Angela Escada considera que Inteligência Emocional é a soma da inteligência intrapessoal (eu e eu) e a inteligência interpessoal (eu e o outro). Na inteligência intrapessoal existe o autoconhecimento, autocontrole e a automotivação. Isso quer dizer que só se pode gostar do que se conhece; por isso, a importância da permissão que as pessoas precisam se dar para conhecerem melhor a si mesmas cada vez mais e melhor para manterem a sua autoestima elevada e poderem expressar melhor a sua afetividade.
               
      Para que isso fosse percebido visceralmente, ou seja, através do corpo inteiro e não somente pelas idéias, os participantes experimentaram várias vivências que envolviam música, movimento, dança, canto, contato visual, situações de encontro e relaxamento. Dentre os exercícios práticos fizeram a roda de embalo, caminhada fisiológica, liberação de movimento corporal, encontro, ativação e celebração, além das vivências priorização da vida, amor a si próprio, sorrir para si mesmo, reviver a criança interior, declarações autofirmativas e o encontro com pessoas mais importantes na vida através da viagem mental.



      Durante o desenvolvimento da ação, os participantes demonstraram bom gosto e satisfação com a vivência. Ao término, manifestaram o desejo de que ela fosse realizada com mais frequência na Saúde da Família de Paquetá. O relato dos participantes confere a observação dos dinamizadores da ação, que perceberam a motivação, a participação, além da interação espontânea que os participantes tiveram uns com os outros durante e após a Oficina. As sugestões dessas ou outras ações que possam contribuir para a promoção da saúde no bairro de Paquetá podem ser apresentadas à Direção do Hospital que irá avaliar a possibilidade de sua realização na perspectiva de acrescentar essas ações aos serviços de atenção básica que já acontecem na área, possibilitando, assim, a ampliação do bem estar e da qualidade de vida da população.

Para ver a galeria de fotos, clique aqui.


0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

PRAÇA BOM JESUS, 40 - ILHA DE PAQUETÁ - RJ

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 17h

Telefones

(21)3397-2103

Tecnologia do Blogger.