quinta-feira, 12 de abril de 2012

Grupo de Ioga / Meditação


Aula de Ioga no auditório da UISMAV



Aconteceu essa manhã no ESF-Paquetá a primeira aula do grupo de Ioga, promovida pelo Drº Pedro Jonathas para promoção de saúde dos pacientes, com participação de agentes de saúde e da enfermeira.



Antes do inicio da aula o Dr Pedro explicou a  importância da Ioga para o ser humano que abrange quatro grupos de benefícios:


Anatômico: melhoria da postura e flexibilidade. A Ioga é considerada a "mãe do alongamento" 

Neuromuscular: relacionado à tonicidade. Músculos menos tensos realizam movimentos mais "soltos" e com menor gasto energético. 

Emocional: relacionado à concentração e ao relaxamento, imprescindíveis para o controle da ansiedade. 

Fisiológico: saúde dos órgãos através do massageamento provocado pela modificação das pressões internas, melhorando a condição circulatória geral.





                         Saúde com Totalidade


Hoje em dia, a palavra “ holista” está na moda, e é comum as pessoas ouvirem algo a respeito de medicina holista .

Esse termo inclui a noção de totalidade, que é o verdadeiro sentido de “sadio”.
Quando existe totalidade se torna sagrada . Sem divindade , não se pode falar de prática holista,  nem de medicina holista .


"Nossa Saúde e nossa própria existência dependem das funções respiratória e circulatória. Esses são os dois portais de acesso ao reino do sistema humano, e se algum deles for bloqueado, perturbado ou trancado, resultarão doenças. Vamos supor que a sala em que você se encontra é um corpo humano. Se as janelas e portas forem fechadas, com o tempo vc vai sentir o mal cheiro na sala. Esse mal cheiro é a doença da sala; então o que vc faz? Vc abre as janelas e as portas e o mal cheiro é expulso pelo ar fresco. Da mesma maneira, a prática de ãsanas fornecem energia e circulação ao corpo humano. Ao praticá-lo, as posturas irrigam o sistema, de modo que, nos pontos onde há impedimentos por causa da falta de circulação, esses bloqueios são dissolvidos. De modo semelhante, se o portal respiratório está fechado ou foi interrompido, na prática prãnãyãnas limpará o sistema e devolverá o estado de integridade. 


Ãsanas e prãnãyãnas, são a nascente e a fonte de todos os outras aspectos da IOGA, porque a totalidade do sistema humano depende dos portais respiratórios e circulatórios. A regulação da respiração manterá o portal respiratório desobstruído e aberto, e assim o sangue alimentará cada parte do nosso corpo. Ao permitir que o sangue circule até as ares do corpo que não estão saudáveis, estas serão abastecidas as toxinas dissolvidas e os vários transtornos e sintomas de doenças físicas podem desaparecer."    

                                                                                                                     
Grupo reunido após a aula.



Bibliografia:
Iyengar, B. K. S. A árvore do ioga; a eterna sabedoria do ioga aplicada à vida diária. 
Rio de Janeiro, Globo, 2009

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

PRAÇA BOM JESUS, 40 - ILHA DE PAQUETÁ - RJ

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 17h

Telefones

(21)3397-2103

Tecnologia do Blogger.